);

A TAL DA MARMITA - BLOG

Variação no cardápio: entenda por que você deve tentar!

Variação no cardápio: entenda por que você deve tentar!

Variação no cardápio: entenda por que você deve tentar!

É comum que diante da correria da rotina, muitas pessoas se sintam mais seguras ao fazerem um cardápio único para o almoço ou jantar, além de cortar elementos (gordura, glúten, lactose), da sua dieta sem a devida prescrição.

Contudo, variar na alimentação é uma excelente pedida para você que deseja ter mais saúde, disposição e por que não, qualidade de vida! Por isso, se você deseja incrementar sua alimentação, continue neste artigo e saiba mais sobre o leque de possibilidades que a gastronomia fit oferece para o seu dia a dia. Confira o que preparamos para você e veja como é fácil e saboroso sofisticar o cardápio cotidiano, de forma natural e nutritiva!

Variação nutricional na prática

O primeiro passo para trazer essa diversificação para o seu dia a dia é usar e abusar da criatividade na hora de comprar! Invista em alimentos naturais de todos os tipos. Para aqueles alimentos que você não gosta, dê uma segunda chance! O que importa é saber se diferenciar em todas as idas ao mercado. Combinado?

Use a sazonalidade ao seu favor!

As frutas e legumes da época, produzidos localmente, tendem a ser mais frescos, saborosos e nutritivos. Além disso, são uma opção mais sustentável. Nas prateleiras do supermercado, habituamo-nos a encontrar ao longo de todo o ano todo o tipo de fruta e vegetais.

O que não pode faltar em seu cardápio!

Abaixo, separamos alguns alimentos e informações complementares para você atentar-se antes de ir ao supermercado. Confira agora mesmo!

– Carboidratos: Alimentos com alta concentração de carboidratos, como os grãos (incluindo arroz, milho e trigo), pães, massas, tubérculos (como as batatas e o inhame) e raízes (como a mandioca) de forma geral são fontes de carboidratos complexos e fibras alimentares, mas também contêm vitaminas, minerais e proteínas.

Atenção: o açúcar (sacarose) não é necessário ao organismo humano, pois pertence ao grupo dos carboidratos simples e a energia fornecida por eles pode ser obtida por meio dos carboidratos complexos (amidos).

– Frutas, legumes e verduras: devem ser consumidos diariamente, na maior parte das refeições durante o dia. Esses alimentos são fontes de fibra alimentar, vitaminas e minerais. Mas busque consumi-los de forma natural, ok?

– Vegetais ricos em proteínas: os cereais integrais, as leguminosas, como os feijões, e as sementes e castanhas são fontes de fibra alimentar, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e outros minerais, além de pequena quantidade de gordura do tipo insaturada.

– Alimentos de origem animal: Incluir pequenas quantidades de carne de gado, porco, peixe, aves, ovos e leite, queijo e iogurte, preferencialmente desnatados ou com baixos teores de gordura. Esses alimentos são fonte de ferro, cálcio e vitamina B12 (exclusiva de produtos de origem animal).

– Alimentos fontes de gordura: As gorduras são fontes de ácidos graxos essenciais e de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), que necessariamente devem ser veiculados pelos alimentos, pois o organismo não pode produzi-los. Assim, todos os seres humanos precisam de fonte de gordura.

Dica de amigos!

É importante ressaltar: nenhum alimento específico ou grupo deles isoladamente é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa alimentação e, consequentemente, a manutenção da sua saúde.

Por isso, nós te aconselhamos: seja, acima de tudo, equilibrado e constante. Esse cuidado contribuirá para a melhora da qualidade de vida, reduzindo a prevalência do excesso de peso e doenças crônicas.

Gostou deste artigo? Envie o link para seus amigos e conhecidos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram