);

A TAL DA MARMITA - BLOG

Sedentarismo e suas consequências para a saúde

Sedentarismo e suas consequências para a saúde

 

Você se considera uma pessoa sedentária? O sedentarismo nada mais é do que a falta de atividade física no dia a dia de uma pessoa. Há quem diga que esse descuido pode acarretar somente o aumento do peso, mas nós, que trabalhamos com a alimentação e com um estilo de vida saudável, sabemos que não é bem assim.

Mesmo que você possua uma vida ativa e passe a maior parte do dia em pé, se não tiver o hábito de se dedicar a prática de ao menos um exercício, você será considerado sedentário. Esse costume é muito comum em pessoas mais jovens que, por ter o metabolismo bom, não pensam de fato nas consequências dessa ação.
Por isso, resolvemos trazer esse assunto para você em nosso Blog. Confira abaixo algumas das consequências do sedentarismo para a sua saúde.

Obesidade

O resultado mais conhecido do sedentarismo e o primeiro a se manifestar é o aumento de peso e, em alguns casos pode se chegar ao nível da obesidade. Quando o sobrepeso se instala, outras doenças a acompanham, como a diabetes, o aumento do nível de colesterol, a hipertensão e doenças cardiovasculares.

Problemas cardiovasculares

O sedentarismo, principalmente aliado ao sobrepeso, é um grande inimigo da saúde do coração. Ele pode ser a origem de alguns problemas cardiovasculares, como a hipertensão, infarto, trombose e em casos mais graves, até um AVC (que pode causar um derrame).

Problemas nas articulações

Normalmente, quem não pratica nenhuma atividade física, costuma passar muitas horas na mesma posição, seja no ambiente de trabalho ou em casa. Com o tempo, os músculos podem começar a se atrofiar e as articulações serem comprometidas. Quando essa condição acontece, a pessoa pode começar a sentir dificuldades em completar certos movimentos até então simples, como dobrar as pernas e levantar os braços.

Distúrbios do sono

A hora do sono também fica comprometida quando se é sedentário. Quando o organismo entende que algo não está certo, o sono não acontece da maneira que devia. A condição pode piorar se vier acompanhado destes outros problemas citados acima.

Depois deste artigo, que tal se inscrever naquela academia que você tanto está falando? ou mudar seus hábitos com uma alimentação saudável? Nós acreditamos em você! Para saber mais sobre vida e rotina saudável, continue acompanhando o nosso Blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram