para onde vai seu lixo

Para onde vai seu lixo?

Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.

O tempo de decomposição do lixo varia de acordo com cada produto descartado. Alguns materiais como plásticos levam centenas de anos para sumir completamente do ambiente. O problema é que independente do tempo de decomposição, a maioria desses materiais, causam sérios danos ao meio ambiente e aos seres vivos, principalmente quando descartados de maneira incorreta.

Todos somos responsáveis por uma mudança de comportamento para salvar o nosso planeta. O lixo que produzimos deve começar com o descarte sendo feito de maneira correta para que os impactos ao meio ambiente sejam reduzidos.

Então como devo separar os meus resíduos em casa ?

O programa de coleta seletiva exige que a população separe seu lixo em dois tipos : secos ( recicláveis) e molhados

( orgânicos/não recicláveis).

Lixo seco – Tudo que pode ser reciclado. Inclui resíduos como : papel, jornal, vidro, metal, plástico, embalagem longa vida;

Lixo molhado – Todo aquele orgânico ou não reciclável. Inclui resíduos como restos alimentares, resíduos de banheiro, guardanapos sujos, esponjas de aço, palitos usados.

Alguns pontos importantes:

  • Tenha duas lixeiras em casa para fazer a separação.
  • Lave rapidamente as embalagens recicláveis antes do descarte.
  • Resíduos de vidro dever ser descartados embalados separadamente, pois podem quebrar. Mas é importante reutilizá-los sempre possível.
  • Existem resíduos especiais ( lâmpadas, remédios, pilhas) que não podem ser jogados no lixo comum. Nesse caso, descubra locais específicos para descarte.
  • O ideal pro lixo orgânico é a compostagem para transformá-lo em adubo, mas sabemos que nem todos tem como fazer em casa.

Quando você separa corretamente seu lixo, contribui para a geração de emprego e renda de catadores de recicláveis, profissionais de  grande importância para a redução de desperdícios de recursos naturais e do acúmulo de lixo no meio ambiente.

 Além disso podemos utilizar melhor os alimentos, como cascas e partes que normalmente descartamos para preparar receitas, as cascas de ovos  por exemplo podem ser utilizadas nas plantas para adubar a terra.

Nossas embalagens de marmitas também podem ser reutilizadas por vocês, após lavá-las utilizem para guardar alimentos, ou utensílios de cozinha. Caso não queiram, é importante fazer o descarte correto como explicado acima.

Você Sabia?

Na cidade de São Paulo temos a coleta seletiva que uma vez por semana passa realiza a coleta, para saber o dia correto que a coleta é feita na sua residência acesse esse link e informe seu cep.

Para aqueles itens maiores como móveis velhos, entulhos ou poda de árvore pode ser feito nos ecopontos espalhados em toda a capital, consulte aqui.

Separe seu lixo, recicle suas idéias, salve nosso planeta!!

Se gostou, conheça os demais textos!

Luciana Ferreira Ragazzon Crn3 27295
Nutricionista especializada em Nutrição Esportiva, pós graduada em Nutrição Clínica Pediátrica.
Responsável pelo acompanhamento nutricional da Tal da Marmita