dietxlightxzero

DIET x LIGHT x ZERO

Entenda as diferenças e escolha o que é melhor para o seu caso.

Com a modernização da indústria e a mudança gradativa de hábitos da população encontramos maior disponibilidade de produtos DIET, LIGHT E ZERO nas prateleiras dos supermercados. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Na hora de escolher, consegue selecionar o que se enquadra para seus objetivos?

DIET

São produtos feitos para atender as necessidades de populações com restrições alimentares, como os diabéticos com dieta restrita em açúcares, ou hipertensos com ingestão controlada de sódio. Quando comparados ao mesmo produto na versão tradicional eles apresentam redução ou isenção do ingrediente. Mas fique atento, não vale só para açúcar, pode ser gordura, sódio ou outro ingrediente que se enquadre no que determina a legislação vigente.

Como exemplo vamos analisar o rótulo do chocolate ao leite:

chocolate ao leite x chocolate ao leite diet

Podemos observar que o chocolate ao leite DIET possui redução de açúcares, porém tem mais calorias e gorduras totais que a versão tradicional. Portanto é recomendado para dietas com redução de açúcar, mas não para pessoas que estão buscando emagrecer.

Vale ressaltar que o chocolate DIET não é zero açúcar, possui açúcar natural das matérias primas utilizadas, também não é um produto com valor energético reduzido (calorias), vide informação sublinhada em vermelho no rótulo DIET. Portanto pode ser consumido com moderação por pessoas diabéticas (sempre conforme recomendação de um profissional especializado).

LIGHT

são produtos com redução de pelo menos 25% de algum ingrediente quando comparados a versão tradicional, podendo ser calorias, sódio, açúcares, gorduras etc.

O Shoyu Light possui pelo menos 25% de redução de sódio em relação a versão tradicional, como exemplo uma marca famosa do produto que possui 30% a menos de sódio na versão light, recomendado para pessoas que desejam consumir menos sódio como hipertensos ou que desejam minimizar a retenção de líquidos causada pelo alto consumo de sal.

shoyu light x shoyu normal


ZERO

O último termo a ser adicionado na legislação e o mais controverso deles.

Costuma causar confusão pois as indústrias utilizam termos como: Contém ZERO ADIÇÃO de açúcares (não tem açúcar adicionado, mas pode conter açúcar das próprias matérias primas como frutas).

Contém ZERO AÇÚCAR – este sim, não contém adição de açúcar nem matérias primas que possuam açúcar naturalmente.

Para que um produto contenha a informação ZERO AÇÚCAR no rótulo a legislação diz o seguinte:

1. O alimento não pode conter: 1.1. Açúcares adicionados; 1.2. Ingredientes que contenham açúcares adicionados; e 1.3. Ingredientes que contenham naturalmente açúcares e que sejam adicionados aos alimentos como substitutos dos açúcares para fornecer sabor doce. (Item 5.1. CONTEÚDO ABSOLUTO – RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012).

Portanto fique atento na hora de escolher sempre pensando em qual seu objetivo, se você é diabético e está procurando produtos sem açúcar nenhum, busque a informação ZERO AÇÚCAR nos rótulos.

Caso você esteja fazendo dieta e deseja apenas reduzir o consumo de açúcar, mas consome o açúcar natural dos alimentos como frutas por exemplo, pode comprar produtos com a informação: Contém ZERO ADIÇÃO de açúcares.

Importante: a informação ZERO ou ZERO ADIÇÃO, também pode ser usada para outros ingredientes como sódio, gordura etc. Leia com atenção sempre pensando no seu caso específico.

E lembre-se: As quantidades são fundamentais, de nada adianta escolher um iogurte light e comer 2 ou 3 ao invés de 1, coma com moderação e busque a orientação de um profissional para te auxiliar no caso de dúvidas.

Na Tal da Marmita você encontra opções de doces e lanches sem adição de açúcares, muito saborosos como a cocada FIT, assim você pode matar aquela vontade de comer um docinho sem sair da dieta.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esta cartilha da Anvisa

Se gostou, conheça os demais textos!

Sara Assumpção, Nutricionista consultora em Food Service e varejo alimentar, formada e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Responsável pelas receitas da A Tal da Marmita, completamente apaixonada por cozinhar e experimentar novos sabores! CRN3: 23919