);

A TAL DA MARMITA - BLOG

Congelamento de alimentos: confira nossas dicas!

Congelamento de alimentos: confira nossas dicas!

Congelamento de alimentos: confira nossas dicas!

Se você já congela alimentos, sabe que essa é uma excelente opção para consumir comida caseira diariamente, não é mesmo? Essa prática serve tanto para evitar desperdícios em uma refeição que sobrou, quanto para planejar a alimentação da semana, por exemplo.

A verdade é que são inúmeros os benefícios! No entanto, para manter o sabor e valor nutricional das receitas é necessário tomar alguns cuidados no processo de congelamento. Pensando nisso, hoje separamos essas dicas para vocês aproveitarem. Confira!

Separe os recipientes corretos

Antes de escolher os alimentos a serem congelados separe os recipientes certos. Os recipientes de plástico são resistentes ao congelamento, não podem soltar cheiro e as tampas devem ter fechamento hermético.

Já as travessas e tigelas refratárias resistem às altas e baixas temperaturas, mas não a choques térmicos. Por isso, tire do forno e deixe esfriar antes de levar ao freezer ou geladeira

Use as forminhas de gelo para congelar alimentos líquidos ou até verduras e frutas, que depois serão desenformadas e divididas em porções para você fazer sucos e vitaminas.

Já os saquinhos herméticos são ótimos para preservar o tempo de bifes e carnes individuais ou frutas picadas. Mas atenção: antes de colocá-los no freezer, não se esqueça de retirar o máximo de ar possível, para evitar a proliferação de bactérias.

Use etiquetas para organizar!

Para deixar sua alimentação ainda mais prática, coloque etiqueta em todos os saquinhos e potes e escreva o que há dentro e a data de congelamento ou preparo. Essa organização trará ainda mais controle em relação às datas e preparos para o seu dia a dia.

Não congele comida quente

Antes de congelar uma preparação, é necessário esperar que ela esfrie primeiro.
Assim que isso acontecer, transfira-a para a embalagem, feche bem, etiquete e
leve ao congelador.

Saiba quais alimentos não podem ser congelados

Essas dicas para congelar alimentos podem não servir para alguns produtos, que tendem a perder propriedades de sabor, textura e valor nutritivo. Em geral, isso acontece porque os ingredientes presentes na composição se separam e congelam em tempos diferentes. Confira alguns exemplos: maionese, salada de folhas cruas, gelatinas ou alimentos à base de gelatina, claras em neve ou cozidas, batatas cozidas, ovos cozidos, pudins cremosos, creme de leite, cremes em geral e curau.

Cuidado ao congelar alimentos crus

Os alimentos crus não podem ser congelados duas vezes. Uma vez descongelados, eles precisam ser cozidos de uma só vez, senão estragam. Uma dica é descongelar a comida crua, cozinhá-la e então congelar em um novo prato.

Faça porções individuais para congelar

Esse costume faz com que você ganhe mais tempo e não desperdice a refeição caso se sinta satisfeito. Além disso, a prática ainda traz a noção real da sua fome. Com o tempo, você saberá “de cabeça” qual é a porção necessária para o seu dia a dia.

Você sabia que a A Tal da Marmita tem diversas porções para tornar sua rotina mais fácil, confira!

Use o descongelamento do microondas

O micro-ondas pode ser um instrumento muito prático quando precisamos descongelar alimentos de forma rápida e eficaz. Seu mecanismo funciona da
seguinte maneira: a comida é aquecida de modo que o calor derreta os cristais de gelo.

Mas antes de descongelar qualquer alimento, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao equipamento.

– Peças grandes de carne precisam ser descongeladas aos poucos, com intervalos. Caso contrário, a parte interna permanecerá congelada e o exterior começará a cozinhar. Neste caso, para evitar o descongelamento desigual, sempre que possível interrompa o processo e mexa, vire ou separe as partes do alimento.

– Use potência mínima para descongelar alimentos crus, como carnes e aves. Para os pratos prontos, pode apostar na potência média ou máxima.

Dica extra: como acelerar o descongelamento?

Sem tirá-lo do recipiente, coloque o alimento dentro de uma tigela cheia de água da torneira em temperatura ambiente. Troque a água a cada 30 minutos para evitar que ela fique muito gelada. Não coloque água quente, pois isso pode aquecer a superfície do alimento, iniciando a cocção e favorecendo a proliferação de bactérias.

Gostou das nossas dicas? Confira as diversas informações e dicas presentes em nosso Blog. Você vai adorar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram