);

A TAL DA MARMITA - BLOG

Alimentação saudável na quarentena: 5 dicas para você não perder o foco!

Alimentação saudável na quarentena: 5 dicas para você não perder o foco!

Alimentação saudável na quarentena: 5 dicas para você não perder o foco!

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras mudanças para o dia a dia de milhares de brasileiros. Com ela, o isolamento social chegou sem aviso prévio e fez com que todas as pessoas refletissem sobre a sua rotina: desde os hábitos de trabalho até as escolhas na própria alimentação.

E falando nela, nada como poder se alimentar em casa! Sem horários fixos, ao lado da família, com a rotina mais leve – detalhes que podem ser vistos como um convite para uma alimentação mais desregrada, mas não deveria ser assim. Concorda?

Essa pode ser uma oportunidade para você buscar melhorias em sua alimentação e focar no que deseja a longo prazo: uma vida saudável, cheia de longevidade e bem-estar. Ficou inspirado (a)? Então confira nossas dicas!

Planeje suas compras

O planejamento da alimentação é essencial para quem deseja – acima de tudo – manter a constância e o foco na alimentação. Por isso, elabore uma lista de compras, considerando o consumo da sua família e os alimentos que vocês já têm na despensa.

Evite o desperdício

Aproveite que você está em casa para colocar a criatividade em prática e testar novas receitas! Ao preparar as refeições com o que já tem em casa, você evita o desperdício de alimentos e do seu dinheiro. É possível encontrar várias receitas que aproveitam todas as partes dos alimentos. Assim, todos saem ganhando: você, a sua família e o meio ambiente!

Cuidado com a praticidade

Alimentos processados como salgadinhos, fast foods, pratos prontos e biscoitos recheados não trazem nenhum valor nutricional ao seu dia a dia. Dessa forma, evite cair na tentação e busque prestar atenção ao que você está comendo. Lembre-se: muitas vezes, a praticidade pode ser inimiga de quem deseja uma vida saudável a médio/longo prazo.

Prefira alimentos in natura e minimamente processados

Neste momento ou em qualquer ocasião, a alimentação saudável requer a harmonização da quantidade e da qualidade dos alimentos que ingerimos, buscando sempre a variedade com equilíbrio e moderação. Dê preferência a preparações culinárias à base de frutas, verduras, legumes e hortaliças frescas, grãos, cereais, carnes, peixes, ovos, conservas, entre outros.

Pratique o comer consciente

Coma com atenção, mastigue bem os alimentos e aproveite ao máximo o momento da refeição. Alimentar-se de maneira consciente ajuda a se relacionar melhor com a comida, alcançar maior saciedade e evitar excessos.

Gostou desse artigo? Para saber mais sobre os benefícios de manter uma alimentação saudável visite nossas Redes Sociais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram